foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Associação Ornitológica de Barão de Cocais

Online

Temos 12 visitantes e Nenhum membro online

Login

Visitas

097606
Hoje
Ontem
Esta semana
Semana passada
Este mês
Mês passado
Todos os dias
12
189
1002
94216
4151
8207
97606

Seu IP: 54.91.38.173
14-12-2017 00:13

Os Trinca Ferros são animais onívoros. Isso significa que seu aparelho digestivo está adaptadado para se alimentar com diferentes fontes (frutas, verduras, legumes, sementes e pequenos insetos). Há algumas maneiras principais de se alimentar um Trinca e nós vamos apresentá-las aqui.

RAÇÕES FARELADAS, SEMENTES, FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS:

Até pouco tempo atrás, era o tipo de alimentação mais usado pelos trinqueiros. Estes produtos são facilmente encontrados em casas para animais e são compostos basicamente de 1) Farelos, 2) insetos e frutas ressecados e 3) Algumas sementes.

Caso o criador deseje utilizar as rações fareladas, ele deve complementar a alimentação do Trinca com frutas, verduras e legumes. Neste caso recomenda-se os seguintes itens:

Frutas: Maçã, Pêra, Banana, Melão, Manga, Kiwi, Goiaba. (ATENÇÃO: Cuidado com Laranja e Mamão, pois soltam o intestino do Trinca)

Legumes: Berinjela, Cenoura (Ralada), Beterraba (Ralada), Pepino, Chuchu, Jiló, Pimentão e Milho Verde;

Verduras: Sempre as verduras escuras: Escarola, Couve, Talo da Couve, Chicória e Repolho Roxo.

Para atender às necessidades de proteína do Trinca Ferro, o criador deve oferecer larvas de tenébrio e grilos ao pássaro. Estes insetos podem ser encontradas em sites especializados.

Caso o criador queira oferecer sementes ao Trinca Ferro, ele pode dar Alpiste, Paiço (comum, verde, vermelho e preto), Senha, Aveia, Arroz com Casca, Cânhamo e Girassol. Muita atenção para o seguinte: Cânhamo e o Girassol devem ser dados somente de vez em quando, em pequenas proporções, pois são sementes bastante oleosas. Se forem dadas com freqüência, deixarão a ave obesa e atacarão seu fígado. Arroz com casca pode ser deixado de lado, pois também não são muito boas para o fígado do Trinca.

A grande questão que envolve tudo isso é o equilíbrio nutricional. Caso seu Trinca Ferro goste de um destes itens, ele pode se alimentar exclusivamente deste seu alimento preferido (e deixar o resto de lado). Isso pode causar um desequilíbrio nutricional que pode, inclusive, levá-lo a adoecer.

Um outro problema ocasionado por esta alimentação tão diversificada é a manutenção destes itens: como todos estes alimentos são perecíveis, o criador terá de aumentar em muito seu cuidado (para que não se estraguem na gaiola).

Por último, há a questão dos agrotóxicos. Nós, seres humanos, não sentimos tanto os efeitos destes produtos, mas os pássaros tem um metabolismo muito diferente e seu tamanho é incomparavelmente menor que o nosso. Desta forma, as doses de agrotóxicos presentes nas frutas, verduras e legumes podem ser letais para as aves. O criador deve estar atento a isto.

RAÇÕES EXTRUSADAS:

As rações extrusadas são relativamente novas no mercado, mas seus benefícios já estão sendo relacionados pelos criadores. Vejamos alguns deles:

Com as extrusadas, o criador não precisa se preocupar com o equilíbrio nutricional do pássaro. Cada partícula de ração contém todos os elementos que a ave necessita para ter uma boa constituição alimentar. Mesmo que o pássaro faça seleção entre as cores da ração (ex: come as bolinhas "verdes" e deixa as "vermelhas" de lado), não haverá problema nenhum; pois os nutrientes presentes em cada uma das partículas são iguais.

Neste caso, o criador não deve fazer das frutas, legumes e verduras a base da constituição alimentar de seus Trincas (mas pode oferecê-los somente 2 ou 3 vezes por semana, para agradar ao pássaro).

Também com as extrusadas o ambiente do pássaro fica mais limpo, diminuindo as chances da ave contrair doenças. O criador não precisa dispensar o cuidado que teria de ser dado se estivesse oferecendo alimentos perecíveis diariamente.

Quanto ao transporte e a manutenção das rações, há mais benefícios. Elas são engarrafadas ou empacotadas dentro dos laboratórios fabricantes (o que diminui em muito o risco de qualquer tipo de contaminação).

Um dos problemas da utilização das rações é o seu preço. Por mais que elas sejam fabricadas por diferentes empresas (com diferentes preços) elas certamente são mais caras do que as frutas e sementes.

Uma outra dificuldade é o acesso: nem todas as cidades do Brasil contam com lojas e petshops que recebem estas rações. Também as empresas que vendem produtos para aves por internet não conseguem atender a todas as cidades do país.

Há ainda uma outra dificuldade: uma das grandes barreiras que os criadores encontram para utilizar as rações é mesmo a aderência por parte dos pássaros. Alguns dos pássaros têm muita dificuldade em pegar a ração (o que desanima seus donos, que acabam desistindo de utilizar as extrusadas).

De qualquer forma, quem for aderir à alimentação à base de rações extrusadas deve procurar as marcas Alcon (Ração "Alcon Club"), Megazoo (Ração "O-20") e Nutrópica (Ração "Pássaros Brasileiros"). Essas são marcas facilmente encontradas no mercado e que gozam de credibilidade.

UMA DICA SOBRE ALIMENTAÇÃO: Lembre-se de oferecer abundância de alimentos macios quando o Trinca estiver passando pelo período da muda de bico, pois ele não vai poder fazer força para quebrar e triturar alimentos.

 

* NUTRIENTES EM FRUTAS E LEGUMES

 

Alface
 
Observações:
 

São encontradas em pequenas quantidades as vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C e E. Também encontrados baixos teores de cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, potássio, síli ca, sódio e zinco. É usada para relaxar os mais agitados. Evita ou cura a prisão de ventre, for talece o coração e os rins.

 

por 100g

16KCal Calorias
2.3g Glicídios
1.2g Proteínas
0.2g Lipídios
38mg Cálcio
42mg Fósforo
1.1mg Ferro
12mg Sódio
159mg Potássio
 
 
Beringela
 
Observações:
 

Rica em betacaroteno e vitaminas A, B1, B2, B3, C, cálcio, cobre, enxofre, ferro, magnésio e potássio. Boa fonte de fibras. Regenera o san gue, é diurética e antiinflamatória. Favorece a digestão e é ótima no combate à asma e à bronquite. Auxilia no tratamento de prisão de ventre, desnutrição, inflamações da pele e diabetes. Estimulante do fígado e pâncreas.

 

por 100g

20KCal Calorias
3.9g Glicídios
1.0g Proteínas
0.0g Lipídios
17.0mg Cálcio
29.0mg Fósforo
0.4mg Ferro
38.2mg Sódio
113mg Potássio
 
 
Couve
 
Observações:
 

Rica em betacaroteno, vitaminas do complexo B (principalmente B6) e vitamina C, também possui muito cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Fortalece os rins e o coração. É boa para os olhos, regula a digestão e possui efeitos desintoxicantes.

 

por 100g

25KCal Calorias
8.9g Glicídios
4.0g Proteínas
0.5g Lipídios
31mg Cálcio
77mg Fósforo
1.1mg Ferro
9.0mg Sódio
411mg Potássio
 
 
Escarola (Chicória)
 
Observações:
 

Suas folhas guardam preciosas doses de vitaminas e sais minerais. Essa hortaliça aumenta a resistência física e estimula o apetite e a digestão. É rica em fibras, que auxiliam o intestino. Além disso, contém vitamina A, que age nas unhas, olhos, pele e defesa do organismo. Também é rica em vitaminas do comple xo B. Possui ainda, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

 

por 100g

21KCal Calorias
3.2g Glicídios
2.g Proteínas
0.0g Lipídios
70mg Cálcio
49mg Fósforo
1.8mg Ferro
82mg Sódio
151mg Potássio
 
 
Goiaba Vermelha
 
Observações:
 

Muito nutritiva é riquíssima em vitaminas, prin cipalmente do complexo B e C. Por facilitar a assimilação das proteínas encontradas nos alimentos, é indicada para convalescentes e pessoas muito magras. Combate alergias, he morragias e fadiga.

 

por 100g

42.5KCal Calorias
9.5g Glicídios
0.9g Proteínas
0.1g Lipídios
17mg Cálcio
30mg Fósforo
0.7mg Ferro
31.5mg Sódio
198mg Potássio
 
 
Jiló
 
Observações:
 

Apresenta boas quantidades de niacina, importante para manter a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo e vitamina C.

 

por 100g

38KCal Calorias
7.0g Glicídios
1.4g Proteínas
1.1g Lipídios
22mg Cálcio
34mg Fósforo
1.0mg Ferro
22mg Sódio
186mg Potássio
 
 
Kiwi
 
Observações:
 

É rico em betacaroteno, cálcio, magnésio, fósfo ro, potássio e sódio. Seu grande benefício fica por conta do alto teor de vitamina C, que reforça as defesas naturais do organismo.

 

por 100g

53KCal Calorias
11g Glicídios
1.0g Proteínas
0.3g Lipídios
26mg Cálcio
30mg Fósforo
0.4mg Ferro
5.2mg Sódio
310mg Potássio
 
 
Laranja
 
Observações:
 

É grande fornecedora de betacaroteno, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e vitamina C. É uma das frutas menos calórica. Famosa por fortalecer as defesas naturais do organismo, oferece bons resultados contra infecções. Também combate doenças das vias respiratórias e o stress mental, além de fortalecer os vasos sangüíneos. No caso da laranja-lima, ainda trata de problemas renais.

 

por 100g

45KCal Calorias
9.8g Glicídios
0.6g Proteínas
0.4g Lipídios
45mg Cálcio
21mg Fósforo
0.2mg Ferro
19mg Sódio
156mg Potássio
 
 
Maça
 
Observações:
 

São ricas em vitaminas do complexo B e C, betacaroteno, cálcio, cloro, magnésio, fósforo, potássio e enxofre. Servem para tonificar o organismo e ajudar a digestão. Quando consumida com o estômago vazio, tem leve efeito diurético e laxante. Tem alto teor de fibras. A maior parte de suas substâncias benéficas localizam-se de baixo da casca. Atua de modo rápido em diarréias, satisfazendo as necessidades de alimento e líquidos.

 

por 100g

63KCal Calorias
14.2g Glicídios
0.4g Proteínas
0.5g Lipídios
7.0mg Cálcio
12mg Fósforo
0.3mg Ferro
14mg Sódio
160mg Potássio
 
 
Mamão
 
Observações:
 

É rica fonte de fibras, açúcares naturais, vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, sódio, magnésio, fósforo e enxofre. Ainda possui uma enzima especial, a papaína, que digere proteínas, auxilia na assimilação de nutrientes e no processo digestivo. É, por isso, considerado um ótimo remédio para problemas intestinais e relacionados à digestão, além de ser ótimo para a pele e a visão. As sementes são um excelente vermífugo.

 

por 100g

68KCal Calorias
14.5g Glicídios
0.2g Proteínas
1.0g Lipídios
21mg Cálcio
26mg Fósforo
0.8mg Ferro
31.8mg Sódio
212mg Potássio
 
 
Manga
 
Observações:
 

É rica em vitaminas A, C, do complexo B, açúcares, betacaroteno, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio, além de tanino, que a torna adstringente. Devido ao seu alto teor de betacaroteno, é uma fruta com fortes características antioxidantes, capaz de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimen to das células. Para ingerí-las de modo satisfatório, deve-se comprar mangas maduras e não guardá-las na geladeira. Quanto menos amadurecida a manga, maior o teor de vitamina C.

 

por 100g

64KCal Calorias
0.4g Glicídios
0.4g Proteínas
0.3g Lipídios
21mg Cálcio
17mg Fósforo
0.8mg Ferro
14mg Sódio
76mg Potássio
 
 
Milho Verde
 
Observações:
 

Rico em vitaminas C e do complexo B, é alta mente valorizado pelo seu teor de fibras, o que favorece o trato intestinal. Por conter alto teor de carboidratos é uma ótima fonte de energia.

 

por 100g

325KCal Calorias
63.5g Glicídios
6.2g Proteínas
5.2g Lipídios
6.0mg Cálcio
103mg Fósforo
0.5mg Ferro
3.0mg Sódio
278mg Potássio
 
 
Pepino
 
Observações:
 

Rico em ácido fólico, vitamina C, cálcio, cloro, magnésio, potássio, sódio e enxofre, o pepino pode resolver problemas de prisão de ventre, além de ser muito diurético, extremamente útil para a pele, unhas e cabelos. Quando mas tigado, faz bem à gengiva e aos dentes.

 

por 100g

11KCal Calorias
2.0g Glicídios
0.7g Proteínas
0.1g Lipídios
19mg Cálcio
23mg Fósforo
0.3mg Ferro
3.0mg Sódio
150mg Potássio
 
 
Pimentão
 
Observações:
 

Rico em vitamina C, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, cloro, magnésio, fósforo, potássio e só dio, reforça as defesas naturais do organismo contra as doenças infecciosas, ajuda a digestão e a formação de enzimas, um ótimo antioxidante. Em bora muito nutritivo, ele produz pouquíssimas calorias. É importante levar em conta que os pimentões vermelhos contêm + vitamina C e betacaroteno do que os verdes.

 

por 100g

29KCal Calorias
5.7g Glicídios
1.3g Proteínas
0.2g Lipídios
12mg Cálcio
28mg Fósforo
0.4mg Ferro
28.2mg Sódio
158mg Potássio

 

Publicidade

Copyright © 2017 Copyright AOBC Rights Reserved.